Lenho de Natal

Localização: Rua da Porta da Vila

A tradição do Lenho, que adquire diferentes nomenclaturas ao longo do território nacional, celebra-se durante a noite de 24 de dezembro. Consiste numa grande fogueira, muitas vezes localizada no adro da igreja ou na praça principal, que arde até se extinguir.
É uma manifestação cultural que, depois da Missa do Galo, reúne as gentes de aldeias, vilas e cidades, para cantarem e dançarem em comunidade.
Reza a lenda, que os Reis Magos, ao encontrarem o Menino Jesus em palhas deitado, mandaram acender um Lenho para iluminar e aquecer o estábulo onde se encontrava. Ao espalharem a notícia do seu nascimento, foram-se acendendo fogueiras para indicar o caminho a todos os peregrinos que quisessem visitar o Menino Jesus, nascendo assim a tradição das fogueiras de Natal.
Contudo, este costume tem também origens pagãs e representava a celebração do Solstício de Inverno, tendo sido adaptado ao longo dos tempos.
O Lenho é um convite à tradição e à partilha em comunidade. No Óbidos Vila Natal estará às portas da vila, convidando todos aqueles que nos visitam a fazer parte do Brilho de Natal.

Torres Bombos
1 de dezembro | Ruas de Óbidos | 11h00 às 16h30

Originários do concelho de Torres Vedras, o grupo juntou-se pela vontade de fazer música entre amigos e de contagiar o público com ritmos animados. Com cerca de 20 membros com idades entre os 8 e os 80, pretende honrar as suas raízes e valorizar a cultura popular. Tem por objetivo que o som dos bombos, caixas e timbalões se faça ouvir em festas, romarias, arruadas e outros eventos, um pouco por todo o lado e que o povo bata o pé com alegria.

Concertinas de Óbidos
8 de dezembro | Ruas de Óbidos | 15h00 às 17h00

O grupo Concertinas D’Óbidos é constituído por amigos que se uniram para celebrar a música tradicional portuguesa e tocar concertina. Tem o objetivo de dar a conhecer a concertina às novas gerações, promover a união, a festa e a amizade entre amigos. Faz animação cultural em várias vertentes, de encontros e intercâmbios de tocadores de concertina a nível nacional a festas populares, ou eventos de carácter religioso e de âmbito social, entre outros.

Oh Yeahh – Sempre a Bombar
11 de dezembro | Ruas de Óbidos | 11h00 e 15h00

“Oh Heahh – Sempre a Bombar” é um grupo de bombos de Cabeça Gorda, Lourinhã, criado em maio de 2022. Apresenta ritmos da cultura portuguesa, com 7 bombos e 4 caixas, numa dinâmica de pais, filhos e amigos, com o propósito de divertir e animar todos aqueles por quem passa nas animadas arruadas.

Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Os Cavaquinhos das Gaeiras” 
11 de dezembro | Lenho de Natal | 16h00

O grupo Os Cavaquinhos das Gaeiras, fundado em 2016, é constituído por 9 elementos (5 cavaquinhos, 1 guitarra, 1 acordeão e 2 percussionistas) e assume a música tradicional e popular portuguesa como forma de manifestação cultural imprescindível para as comunidades. Este espetáculo é apresentado em dois momentos, o primeiro dedicado às músicas tradicionais portuguesas e o segundo com apresentações de músicas de Natal.

Os Batucando
18 de dezembro | Ruas de Óbidos | 15h00 e 17h30

Os Batucando é um grupo instrumental do Montijo constituído por instrumentos de percussão tradicional portuguesa: o Bombo a Caixa e o Timbalão; sendo a divulgação dos ritmos tradicionais portugueses e a tradição dos bombos colocada em evidência. É um grupo amador com um programa próprio e especializado a nível da música e da formação dos seus elementos.